CartaExpressa
Candidato que tem piscina com suástica nazista desiste de eleições
Wandercy Antonio Pugliesi era candidato pelo PSL, no município de Pomerode
O candidato a vereador em Pomerode, Wandercy Antonio Pugliesi, desistiu de participar das eleições em 2020. O professor comunicou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por carta, no dia 18, dizendo que a decisão é “definitiva e irrevogável”. Quando o candidato se candidatou, ele era filiado ao PSL.
Pugliesi ficou conhecido por manter uma piscina com uma suástica nazista em casa. Em 8 de outubro, após a candidatura do professor ser divulgada, o PL de Santa Catarina emitiu uma nota afirmando que iria expulsá-lo do partido “por não compactuar ideologicamente” com ele. No mesmo dia, à noite, a legenda informou que Pugliesi havia pedido desligamento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.