CartaExpressa
Candidato bolsonarista perde eleição para o MP do Rio
Marcelo Rocha Monteiro teve apenas 8% dos votos


O candidato bolsonarista ao cargo de procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro, Marcelo Rocha Monteiro, ficou em quarto lugar na eleição desta sexta-feira 11.
Com o resultado, Monteiro está fora da lista tríplice da qual o governador em exercício Cláudio Castro escolherá o próximo nome para o cargo.
O bolsonarista teve 8% dos votos e ficou atrás de Luciano Mattos (32%), Leila Costa (29%) e Virgílio Stavridis (25%).
Quem o governador escolher terá em suas mãos as investigações da morte da ex-vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes, além do caso das rachadinhas, que envolvem Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.