CartaExpressa

Campanha de Lula aciona o TSE contra Eduardo Bolsonaro e outros 67 perfis por propaganda irregular

As legendas da coligação questionam a divulgação de um outdoor com ‘propaganda negativa – e de desinformação – face aos partidos de esquerda do País’

Campanha de Lula aciona o TSE contra Eduardo Bolsonaro e outros 67 perfis por propaganda irregular
Campanha de Lula aciona o TSE contra Eduardo Bolsonaro e outros 67 perfis por propaganda irregular
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A campanha de Lula (PT) à Presidência da República protocolou no Tribunal Superior Eleitoral, nesta quarta-feira 17, uma ação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e os donos de outros 67 perfis nas redes sociais por propaganda irregular e antecipada.

A peça mira a disseminação de fotos de um outdoor em Porto Alegre (RS) que menciona “dois lados” – um deles representado pela bandeira do Brasil, o outro pelo “comunismo”. Como de praxe, o outdoor recorre a clichês da extrema-direita e espalha desinformação.

Os partidos coligados em torno de Lula argumentam que, “pela leitura do painel e pelo contexto atual do País, resta claro que se trata de propaganda negativa – e de desinformação – face aos partidos de esquerda do País, notadamente os que compõem a Coligação Brasil da Esperança, ora Representante”.

“Percebe-se que são publicações desinformadoras realizadas por perfis que contam com número alto de seguidores  nas redes sociais, perdendo-se o controle do alcance da propagação da desinformação.”

A coligação pede, além da remoção das postagens das redes sociais, a condenação dos citados por propaganda irregular e a aplicação de multa de 25 mil reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo