CartaExpressa
Campanha de Kamala anuncia que arrecadou US$ 47 milhões em 24 horas após debate
Segundo a equipe da democrata, os valores vieram de cerca de 600 mil doadores


A campanha da candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, anunciou nesta quinta-feira 12 que angariou 47 milhões de dólares (264 milhões de reais) nas 24 horas seguintes após o debate com o republicano Donald Trump.
Segundo a equipe da democrata, os valores vieram de cerca de 600 mil doadores. A campanha de Harris arrecadou 361 milhões de dólares em agosto (cerca de 2 bilhões de reais). Enquanto isso, a campanha de Trump arrecadou 130 milhões (cerca de 731 milhões de reais) no mês passado.
Segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta quinta, Kamala tem cinco pontos de vantagem sobre Trump entre eleitores registrados: 47% a 42%. É o primeiro levantamento conduzido após o debate de terça.
A sondagem mostra ainda que o desempenho de Trump no programa não empolgou em grande medida nem os correligionários: apenas 53% dos republicanos entrevistados disseram que o magnata venceu o debate. Em contrapartida, 91% dos democratas classificam Kamala como a vencedora.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.