CartaExpressa
Camilo Santana anuncia programa Pé de Meia para universitários em 2025
O ministro da Educação afirmou que o texto está sendo construído e será discutido com o presidente Lula (PT) antes de ser oficializado
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, nesta segunda-feira 30, que a pasta pretende lançar em 2025 o programa Pé de Meia para universitários, a fim de prestar auxílio financeiro para os estudantes de ensino superior de baixa renda. Em entrevista ao jornal O Globo, Camilo afirmou que o programa deve seguir os mesmos moldes que já são aplicados aos estudantes do Ensino Médio.
“Estamos começando a construir um Pé de Meia para o estudante universitário, uma proposta para ser discutida com o presidente. Ele já está empolgado. Nós podemos identificar onde é que estão os gargalos, as dificuldades para garantir que esse aluno possa realizar o seu sonho de ir para a universidade”, declarou o ministro.
Camilo, na entrevista, não deu dados exatos sobre o impacto da iniciativa ao Ensino Médio, mas afirmou que, a partir da informação de algumas redes, houve o aumento da frequência dos alunos. “Em muitas redes, [os alunos] voltaram a partir do programa. Não tenho dúvida de que trará resultados importantes”, avaliou, sem ainda fornecer detalhes.
O Pé de Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público e na educação de jovens e adultos (EJA) que são beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche
Por Agência Brasil
Justiça manda USP matricular estudante barrado em análise de cota racial
Por CartaCapital
Os falsos mitos que ancoram a cobrança de mensalidades por universidades públicas, segundo pesquisador
Por Ana Luiza Basilio


