CartaExpressa
Nove meses após a facada, Câmara reembolsou Bolsonaro em 435 mil reais
O montante se refere a gastos com saúde; a Casa, no entanto, não dá detalhes sobre quando as despesas foram contraídas


A Câmara dos Deputados garantiu em junho de 2019 ao presidente Jair Bolsonaro um reembolso de mais de 435,3 mil reais por despesas com a saúde, nove meses depois da facada sofrida pelo então candidato ao Planalto.
A informação foi obtida pelo jornal Folha de S.Paulo. Ao veículo, porém, a Câmara não informou o período exato em que foi contraída essa despesa, tendo especificado apenas que Bolsonaro ainda ocupava o posto de deputado federal.
A tramitação para que Bolsonaro, já na Presidência, obtivesse o reembolso teve início em 25 de abril e foi finalizada em 13 de junho.
Ao negar o fornecimento de detalhes, a Câmara alegou que “se tratam de informações pessoais relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem, com inviabilidade jurídica de atendimento do pedido”.
Em 6 de setembro, dia do ataque, Bolsonaro passou pela primeira cirurgia, em Juiz de Fora (MG). Um dia depois, foi transferido ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde foi submetido a um procedimento de emergência e permaneceu internado por 23 dias. Em novembro, passou por exames no hospital, como preparação para uma nova cirurgia, que foi realizada no começo de 2019.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.