CartaExpressa
Câmara do Rio aprova Medalha Pedro Ernesto para María Corina Machado
Oficialmente, a honraria se destina a pessoas ‘que se destacarem na comunidade brasileira’
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quinta-feira 16, a concessão da Medalha Pedro Ernesto à líder opositora venezuelana María Corina Machado, laureada com o Prêmio Nobel da Paz neste ano.
Autor do requerimento, o vereador Pedro Duarte (Novo) alega na justificativa se tratar de “um gesto de solidariedade internacional e um reconhecimento de que a liberdade não tem fronteiras”. Oficialmente, a Medalha Pedro Ernesto deve ser entregue a pessoas “que se destacarem na comunidade brasileira”.
Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, bolsonaristas tentam aprovar sete propostas como homenagem a Corina. Na pauta da sessão da quarta-feira 15 estavam moções de louvor e de aplausos, além de um requerimento para realizar uma audiência pública com a venezuelana. As propostas partiram de representantes do PL, do PRD e do Novo.
O colegiado, no entanto, cancelou a sessão de quarta. Assim, essas e outras matérias só devem entrar em votação a partir da semana que vem.
Três dias após Corina receber o Nobel da Paz, a Venezuela anunciou o fechamento de sua embaixada na Noruega. Em um comunicado, o governo de Nicolás Maduro afirmou que a decisão resulta de um processo de “reestruturação integral” de seu serviço exterior.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Trump autoriza ação secreta na Venezuela em plano para derrubar Maduro, diz ‘NY Times’
Por CartaCapital
A nova mensagem da China contra interferência de Trump na Venezuela
Por CartaCapital
Maduro ordena exercícios militares nas maiores comunidades da Venezuela
Por AFP


