CartaExpressa
Câmara discute projeto que obriga políticos a informarem a movimentação bancária
O texto ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça antes de chegar ao plenário


A Câmara dos Deputados discute um projeto de lei para determinar que, ao longo de seus mandatos, os políticos informem a cada semestre suas movimentações bancárias e fiscais à Justiça Eleitoral e aos Tribunais de Contas.
O texto, de autoria do deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), busca alterar a Lei das Eleições:
- o presidente da República e o vice-presidente, os senadores e os deputados federais encaminharão os dados ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Tribunal de Contas da União; e
- os governadores e os vice-governadores, os deputados estaduais e distritais, os prefeitos e os vice-prefeitos e os vereadores encaminharão os dados ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Tribunal de Contas da unidade federativa.
“Desta forma, os cidadãos, as entidades civis e os órgãos de fiscalização poderão exercer controles quanto ao eventual enriquecimento ilícito dos mandatários”, sustenta o autor do PL.
O projeto passará pela Comissão de Constituição e Justiça e depois seguirá para o plenário. Para virar lei, também terá de receber a chancela do Senado.
(Com informações da Agência Câmara)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Deputado do PL quer trazer congressistas dos EUA para discutir bloqueio do X na Câmara
Por Wendal Carmo
Câmara aprova projeto que dispensa licitação durante calamidades; texto vai à sanção
Por CartaCapital
Zanin inclui Messias Donato como investigado por briga na Câmara
Por Wendal Carmo