CartaExpressa
Câmara aprova urgência para votar desoneração e revisão de dívidas dos estados
Com a urgência, os projetos vão direto ao plenário da Casa, sem passar por comissões temáticas


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira 9, o regime de urgência para o projeto que propõe uma transição de três anos para o fim da desoneração da folha de pagamentos. Foram 293 votos favoráveis, 118 contra e 4 abstenções.
Com a proximidade das eleições municipais, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), convocou sessão remota para assegurar a presença dos deputados. O texto ainda não tem um relator definido.
A aprovação da urgência é importante pois o Supremo Tribunal Federal definiu que a votação da proposta, que já passou no Senado, precisa ser finalizada até esta quarta-feira 11.
Também foi aprovado a urgência do texto que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), destinado a promover a revisão dos termos das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União.
Com a urgência, os projetos vão direto ao plenário da Casa, sem passar por comissões temáticas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.