CartaExpressa
Câmara aprova R$ 18,3 bilhões em incentivos para hidrogênio de baixo carbono
A votação foi simbólica, quando não há contabilização dos votos
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira 12, um projeto de lei que prevê 18,3 bilhões de reais em incentivos para hidrogênio de baixo carbono. O tema tinha sido vetado pelo presidente Lula (PT) no marco regulatório do hidrogênio de baixa emissão de carbono.
A votação foi simbólica, quando não há contabilização dos votos, e a matéria será enviada ao Senado.
Segundo o governo, o veto ao tema no marco regulatório foi aplicado pois os dispositivos contrariavam o interesse público “ao instituir incentivos que violam conceitos instituídos na legislação financeira e orçamentária”.
O autor do novo projeto, José Guimarães (PT-CE), afirmou que o objetivo do novo projeto de lei insistindo no benefício foi preencher a ‘lacuna normativa’ que surgiu após o veto.
O texto aprovado é um substitutivo do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que fez poucos ajustes no projeto a partir de emendas apresentadas.
Segundo o texto, o total de crédito fiscal passível de ser concedido de 2028 a 2032 continua o mesmo: 18,3 bilhões de reais no total, com limites anuais.
Com o novo projeto, os objetivos são redefinidos, prevendo-se o estabelecimento de metas objetivas para desenvolver o mercado interno de hidrogênio de baixa emissão de carbono.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


