CartaExpressa
Câmara aprova projeto que aumenta pena para injúria racial contra mulheres e idosos
De autoria da deputada Silvye Alves (União-GO), o texto foi aprovado com parecer favorável da deputada Daiana Santos (PCdoB-RS)


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira 15 projeto de lei que aumenta a pena de injúria racial se o crime for cometido contra mulher e pessoa idosa. O texto agora será enviado ao Senado.
De autoria da deputada Silvye Alves (União-GO), o projeto foi aprovado com parecer favorável da deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) e muda a lei que define os crimes de preconceito de raça e cor. Segundo a proposta, a pena base de reclusão de 2 a 5 anos e multa será aumentada de um terço a dois terços se o crime for praticado contra idosos ou contra mulher.
Na lei, a pena prevista abrange ainda a injúria por ofensa da dignidade ou do decoro em razão de cor, etnia ou procedência nacional. O único agravante previsto atualmente é quando o crime for praticado por duas ou mais pessoas em conjunto, com pena aumentada da metade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Aposentada é condenada por injúria racial contra humorista Eddy Jr.
Por CartaCapital
Secretário de Rio Preto é exonerado e será investigado por injúria racial após confusão em jogo do Palmeiras
Por CartaCapital