CartaExpressa,Política

Câmara aprova mudanças no orçamento para viabilizar Auxílio Brasil

Câmara aprova mudanças no orçamento para viabilizar Auxílio Brasil

Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 para destinar recursos ao Auxílio Brasil, o programa do presidente Jair Bolsonaro que deve substituir o Bolsa Família.

Entre as alterações está a autorização do uso da Reforma do Imposto de Renda para bancar o benefício. A reforma, propagandeada como uma simplificação de impostos, é criticada por especialistas por aprofundar a regressividade no sistema tributário e ainda não foi aprovada pelo Congresso.

Para a oposição, é um erro aprovar essa possibilidade de compensação agora, sendo que a reforma ainda não passou pelo Senado. Por outro lado, o autor da proposta, Juscelino Filho (DEM-MA), mostrou-se certo de que o texto apresentado “viabiliza a criação do Auxílio Brasil”.

O projeto ainda precisa ser submetido à análise do Senado.

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem