CartaExpressa
Câmara aprova moção de repúdio contra o ataque do Hamas a Israel
O conflito chega ao quarto dia com mais de 1.800 mortos de ambos os lados


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira 10, por 312 votos uma moção de repúdio contra o ataque do Hamas a Israel. Não houve votos contrários à decisão.
Ao todo, foram protocolados 14 requerimentos pedindo a manifestação de repúdio ao ataque que aconteceu no sábado 7. Todos foram aprovados.
Fizeram parte da votação deputados da base e da oposição.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se manifestou no dia do ataque e disse que “a guerra não é a solução para conflitos políticos ou de qualquer natureza”.
“O ataque do Hamas a Israel é inaceitável e cria mais um foco de tensão mundial. Devemos todos, inclusive o estado brasileiro, buscar o fim das hostilidades e o entendimento político. O caminho é o da paz”, afirmou.
A nova fase do conflito entre Israel e o Hamas começou no sábado após o grupo armado promover um ataque surpresa, considerado o pior dos últimos 50 anos. A ação foi retaliada por Israel, e os ataques mútuos chegam ao quarto dia, com mais de 1800 mortos, entre israelenses e palestinos.
Dois brasileiros foram mortos no ataque, conforme confirmou o Ministério das Relações Exteriores. Uma terceira brasileira segue desaparecida. Todos estavam participando de um festival de música eletrônica realizado próximo à Faixa de Gaza.
Ao todo, mais de 2 mil pessoas pediram ajuda do governo federal para retornar o Brasil. Uma ação com apoio de aeronaves da FAB segue em curso para executar a repatriação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Hamas reivindica a autoria de disparos de foguetes do Líbano contra Israel
Por CartaCapital
Biden diz que EUA estão prontos para enviar mais recursos a Israel
Por CartaCapital
Alok nega que seu pai seja responsável por rave atacada em Israel
Por Wendal Carmo
Israel x Hamas: Lula diz que Brasil fará ‘todo o possível’ por paz na região
Por CartaCapital
No 4º dia, Israel prepara ‘ofensiva total’ sobre Gaza e mortes passam de 2 mil
Por CartaCapital