CartaExpressa
Câmara aprova a ‘quebra de interstício’ e votará a PEC dos Precatórios nesta noite
O requerimento para acelerar a votação foi aprovado por 311 a 162


A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira 9, um requerimento que aprova a quebra de interstício, ou seja, que autoriza a votação em 2º turno de uma PEC sem que se cumpra o prazo regimental de cinco sessões.
Com isso, a Casa votará nesta noite, em 2º turno, a PEC dos Precatórios, minutos depois de finalizar a análise dos destaques de 1º turno.
A quebra de interstício foi aprovada por 311 a 162.
Antes, a Câmara aprovou um único destaque, de autoria do Novo, que retira do texto-base a permissão para o governo contornar a chamada “regra de ouro”, que o proíbe de contrair dívida para pagar despesas correntes, como salários de servidores e benefícios previdenciários.
O trecho foi excluído por 303 a 167 — precisava de pelo menos 308 votos para ser mantido. Trata-se de uma derrota do governo e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PEC dos Precatórios: Câmara aprova um destaque e prepara a votação em 2º turno
Por CartaCapital
PDT votará contra a PEC dos Precatórios por unidade em torno do projeto de Ciro, diz André Figueiredo
Por Leonardo Miazzo