CartaExpressa
Calheiros a Bolsonaro: Nada nos deterá no cumprimento do nosso papel
Provável relator da CPI da Covid-19, senador alagoano acusa o governo federal de tentar politizar a investigação


O provável relator da CPI da Covid-19, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro por tentar removê-lo do cargo antes mesmo de assumir.
Em conversa com CartaCapital nesta terça-feira 20, o parlamentar acusou o Planalto de tentar “politizar a investigação”.
“Eles não conseguirão [politizar]. Faremos uma investigação eminentemente técnica e nosso único inimigo é a pandemia. A sociedade apoia a CPI e ela tem especificidades”, declarou o senador, que acrescentou: “Muita coisa está postada, confessada, testemunhada, produzida e comprovada”.
Na segunda-feira 19, o Senado confirmou que a instalação da comissão, que seria na próxima quinta-feira 22, ficou para a semana que vem. Com isso, o governo federal ganha mais uns dias para tentar substituir Calheiros por alguém mais próximo a Bolsonaro.
“Nada nos deterá no cumprimento do nosso papel, não adianta”, reforça o senador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.