CartaExpressa
‘Caldo entornou’, diz Mourão sobre queimadas na Amazônia
Fala foi dita na ‘tour’ de ministros e diplomatas por áreas desmatadas no bioma
O vice-presidente Hamilton Mourão declarou, em coletiva de imprensa na quinta-feira 5, que a situação de descontrole em queimadas, desmatamento e invasões ilegais na Amazônia foi um caldo que ‘entornou’ na atual gestão.
‘Chega um momento em que o caldo entorna, e o caldo entornou no nosso momento’, disse.
A frase faz parte do conjunto de negações do governo Bolsonaro de sua responsabilidade pelos números recordes de destruição no bioma. Em uma tentativa de melhorar a imagem do País, Mourão e outros ministros – como Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Tereza Cristina, da Agricultura – embarcaram em uma viagem de sobrevoo na selva com representantes diplomatas de países europeus.
A rota, no entanto, foi criticada por ambientalistas por não abranger áreas críticas de desmate.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


