CartaExpressa

Cabify anuncia o fim das atividades no Brasil

Empresa de transporte individual era concorrente da Uber e da 99 no País

Cabify anuncia o fim das atividades no Brasil
Cabify anuncia o fim das atividades no Brasil
Empresa espanhola chegou ao Brasil em 2016. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A empresa de transportes espanhola Cabify anunciou o fim de suas operações no Brasil, segundo comunicado oficial nesta sexta-feira 23. As atividades da companhia serão encerradas em 14 de junho.

A empresa, no entanto, não informou o motivo da decisão. Os seus serviços de condução individual via automóveis eram concorrentes da americana Uber e da brasileira 99.

O Brasil recebeu a Cabify em 2016 e figurava entre os 11 países em que a marca estava presente. Nas redes sociais, a companhia disse que ainda segue operando em outros países.

Para o professor Ciro Biderman, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a companhia já ia mal devido ao seu modelo de negócios rígido, sem tarifas dinâmicas e com motoristas mais qualificados, em comparação as competidoras cujos modelos oferecem opções que vão de viagens padrão a serviço premium.

“Quando vem a pandemia, a Cabify não tem fôlego para aguentar uma operação tão reduzida. Como a demanda não estava alta, é possível que os outros serviços ficaram muito mais baratos e conseguiram se recuperar graças ao preço dinâmico”, disse Biderman ao jornal O Estado de S. Paulo.

Ele também assinalou que é difícil haver três empresas competindo no mercado de mobilidade no mundo — geralmente, são duas empresas. Nesse cenário, Biderman acrescenta que a Cabify tem melhor desempenho em
países como Espanha e Argentina, onde há restrições para gigantes como Uber. “Em um mercado livre, é difícil competir e aí veio esse choque da pandemia.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo