CartaExpressa
Bye bye, Bannon
Ex-estrategista de Trump e ‘guru’ de Bolsonaro sugeriu em um vídeo decapitar o diretor do FBI e autoridade em doenças infecciosas
Steven Bannon foi expulso do Twitter por incitação à violência. O ex-estrategista de campanha do presidente dos EUA Donald Trump em 2016 e ‘guru’ do presidente Jair Bolsonaro sugeriu em um vídeo decapitar o diretor do FBI e o chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e conselheiro da Casa Branca.
‘Colocaria as cabeças em estacas’, disse ele. ‘As colocaria nos dois cantos da Casa Branca para que sirvam de aviso aos burocratas federais. O material também foi removido do Facebook e YouTube.
O episódio acompanha o movimento nas redes sociais e na mídia estadunidense de ‘cancelar’ campanhas de fake news e ódio durante as eleições presidenciais. Ontem, algumas emissoras chegaram a cortar o próprio discurso de Trump quando este acusou o sistema eleitoral de fraude.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.