CartaExpressa
Butantan detecta nova subvariante da Ômicron em São Paulo
A linhagem foi identificada em amostra de 27 de outubro, em uma mulher de 38 anos, moradora da capital paulista


O Instituto Butantan anunciou a detecção de uma nova subvariante da Ômicron pela primeira vez no Brasil. Segundo a instituição, a BN.1 é derivada da BA.2.75 e foi observada em uma amostra coletada em 27 de outubro, em uma mulher de 38 anos, moradora da cidade de São Paulo.
Em nota, o Butantan afirmou que a identificação dessa sublinhagem é um indicativo de que ela está “em circulação no estado de São Paulo”, mas que “não deve causar grande impacto” por não ser mais transmissível.
A BN.1 foi registrada pela primeira vez na Índia, em 28 de julho, e hoje é encontrada principalmente nos Estados Unidos (16% dos casos), no Reino Unido (15%), na Áustria (14%) e na Austrália (14%).
De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, São Paulo segue como o estado com mais registros de óbitos e casos de contaminação por Covid-19. O Brasil já registra 689.039 mortes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.