CartaExpressa
‘Broxonaro’ e ‘tchutchuca’: as mensagens anti-Bolsonaro são projetadas em Nova York
A fachada do Empire State Building exibiu slogans contra o presidente durante sua passagem pela cidade para a Assembleia Geral da ONU


O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, foi alvo de mais uma manifestação durante sua estadia em Nova York para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.
Nesta terça-feira 20, o Empire State Building, o primeiro edifício do mundo com mais de 100 andares e símbolo da cultura americana, exibiu frases contra o presidente em seu último dia na cidade.
As projeções foram feitas por ativistas com frases e continham palavras como “Broxonaro” e “tchutchuca”.
Linda despedida para Bolsonaro em sua última visita ao exterior.
Fica a pergunta no Empire State em Nova York: como se traduz “Tchutchuca do Centrão” e “Broxonaro”?#TchutchucaEmNovaYork pic.twitter.com/6qbmVOiF86
— Bruno Torturra (@torturra) September 20, 2022
Antes do presidente chegar à sede da ONU, o edifício das Nações Unidas exibiu imagens com expressões como “Brazilian shame” (vergonha brasileira) junto ao rosto de Bolsonaro.
O protesto foi organizado pela iniciativa da US Network for Democracy in Brazil com organizações brasileiras, como a Coalizão Negra por Direitos e a Associação dos Povos Indígenas do Brasil, a Apib, além de mais de 50 universidades americanas e outras instituições.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.