CartaExpressa
Brasil voltará a exigir visto para cidadãos de EUA, Japão, Austrália e Canadá
O governo se baseia no princípio da reciprocidade; os países devem ser avisados até a próxima sexta-feira 10


O presidente Lula (PT) decidiu que o Brasil voltará a exigir vistos para cidadãos de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão que queiram visitar o País.
Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) havia liberado a entrada de turistas dessas nações. A alegação era de que a medida estimularia o turismo e a geração de renda. O resultado, porém, é contestado pela gestão atual.
O governo também se baseia no princípio da reciprocidade – ou seja, o Brasil exigirá vistos de países que demandam o documento para liberar a entrada de turistas brasileiros.
CartaCapital apurou que os quatro países serão avisados até o fim desta semana sobre as mudanças. O anúncio oficial só ocorrerá após a comunicação diplomática, via Ministério das Relações Exteriores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Partido de Bolsonaro vai ao STF para derrubar medida de Lula sobre combustíveis
Por CartaCapital
Entenda o projeto do governo Lula contra a desigualdade salarial entre homens e mulheres
Por CartaCapital
Governo Lula declara emergência ambiental em áreas de 19 estados e do DF
Por Camila da Silva