CartaExpressa
Brasil ultrapassa 1,5 mil mortes por dengue neste ano
Ao todo, o País contabiliza 3,5 milhões de casos prováveis da doença
O Brasil registrou neste ano 1.544 mortes por dengue, segundo dados atualizados nesta quinta-feira 18 pelo Ministério da Saúde. Outros 2.085 óbitos estão em investigação.
Ao todo, o País contabiliza 3,5 milhões de casos prováveis da doença.
Entre as unidades da Federação, São Paulo registra o maior número de mortes (320), seguido por Distrito Federal (270), Minas Gerais (261), Paraná (170), Goiás (116) e Rio de Janeiro (116). Os demais estados se mantêm abaixo dos 100 óbitos.
Nesta quinta, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue, a fim de evitar a perda de vacinas próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescente de 6 a 16 anos. A critério dos gestores municipais, a imunização poderá se estender a pessoas de 4 a 59 anos, o limite etário especificado na bula da Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Justiça suspende norma do CFM que dificultava acesso ao aborto legal
Por CartaCapital
ANS: planos de saúde registram lucro líquido de R$ 3 bilhões em 2023
Por CartaCapital
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Por Agência Brasil


