CartaExpressa
Brasil tem a maior média de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia
Aumento em relação aos números de duas semanas atrás é de 4%
O Brasil registrou no domingo 14 a maior média móvel de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia: 1.105. O número, divulgado pelo consórcio de imprensa que monitora os dados das secretarias estaduais de saúde, leva em conta os óbitos confirmados nos últimos sete dias.
Ontem, o País chegou à marca de 239.294 mortes segundo o consórcio, 694 delas entre sábado e domingo. No período, também foram contabilizados 22.440 novos casos, levando o total de infecções a 9.833.695.
Na comparação com o cenário da pandemia há 14 dias, nota-se a aceleração da disseminação da Covid-19: a média móvel de óbitos no domingo superava em 4% o índice de duas semanas atrás.
Em meio ao avanço da doença, a vacinação segue a passos lentos. Até este domingo, 5.072.729 pessoas receberam a primeira dose de um imunizante, o equivalente a 2,4% da população brasileira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


