CartaExpressa
Brasil registrou ao menos 4,7 mil denúncias de fura-fila de vacinas
Número pode não ser representativo do total porque denúncias estão esparsas


Desde o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, ao menos 4,7 mil denúncias sobre pessoas que furaram a fila da prioridade da imunização foram registradas pelos ministérios públicos estaduais e pela Ouvidoria nacional do órgão. A informação é do programa Profissão Repórter, da Rede Globo.
Segundo o programa, apenas os MPs do Paraná e Minas Gerais não forneceram os dados. Além disso, as denúncias podem estar esparsas devido a outros canais utilizados por cidadãos, como as secretarias de saúde ou órgãos dos governos estaduais.
Em alguns estados, foram registrados casos de falsa aplicação da vacina em idosos, que são grupo prioritário. Ainda não há um levantamento que mostre quantos profissionais da saúde se envolveram em casos similares.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.