CartaExpressa
Brasil receberá da Suíça R$ 155 milhões recuperados em investigações de crimes financeiros
O montante resulta de cooperação jurídica ao longo da apuração de sete casos
O Brasil receberá da Suíça 155,4 milhões de reais recuperados em investigações sobre crimes transnacionais de lavagem de dinheiro, corrupção e falsificação de documentos públicos envolvendo os dois países.
Os valores resultam de processos criminais julgados na Suíça, mas com a cooperação jurídica do Brasil nas investigações, por meio do Ministério Público Federal, do Ministério da Justiça e da Advocacia-Geral da União.
Não se trata de um dinheiro repatriado pelo Brasil, mas de uma compensação pelo auxílio prestado à Suíça. Segundo o MPF, o montante será integralmente destinado ao Fundo Penitenciário Nacional, administrado pelo governo federal.
O aporte representará um aumento superior a 40% ao orçamento previsto para o fundo em 2024, de 361,47 milhões de reais.
O montante enviado pela Suíça corresponde à metade do valor total recuperado em sete casos, a partir de uma apuração que durou mais de uma década. A ajuda brasileira, porém, ocorreu no período entre 2016 e 2020, no âmbito de pedidos de cooperação jurídica internacional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF manda Tarcísio e Alesp explicarem novo penduricalho para procuradores
Por CartaCapital
STF adia julgamento sobre redução e isenção de impostos para agrotóxicos
Por CartaCapital
A brincadeira de Moraes sobre o ‘momento socialista’ do STF
Por CartaCapital


