CartaExpressa
‘Brasil com S’: Embratur abandona ‘Brazil’ de Bolsonaro e retoma antiga marca
O presidente Lula afirmou que ‘o retorno da Marca Brasil é a valorização do nosso turismo nacional’; o slogan anterior era criticado por entidades


A Embratur, agência responsável por promover o turismo no País, recuperou nesta terça-feira 14 a marca Brasil com “s”. Em 2019, o governo de Jair Bolsonaro (PL) havia lançado uma campanha intitulada Brazil, Visit and Love Us (Brasil, visite e nos ame, em tradução literal).
“Bem vinda de volta, Marca Brasil! Esse é o nosso BRASIL COM S”, escreveu nas redes sociais o presidente da agência, Marcelo Freixo.
O presidente Lula (PT) afirmou, por sua vez, que “o retorno da Marca Brasil é a valorização do nosso turismo nacional” e defendeu “resgatar a imagem do Brasil no mundo”.
Ainda em 2019, entidades ligadas ao turismo pediram ao governo Bolsonaro a retirada da campanha de divulgação da agência, sob acusações de conotação sexual. À época, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo sustentou que o slogan Brazil, Visit and Love Us não representava o setor.
“O Brasil vem há anos trabalhando para apagar a imagem de destino de ‘turismo sexual’, porém, a tradução dúbia do slogan pode colocar todo esse trabalho em risco”, dizia a nota.
Somos o BRASIL COM S de Sensacional. #BrasilComS pic.twitter.com/nljm5f7kbF
— Embratur (@EmbraturBrasil) February 14, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lewandowski suspende ação da Lava Jato sobre doações ao Instituto Lula
Por CartaCapital
O que o novo mandato de Lula representa para a China?
Por Filipe Porto e Alana Camoça
Campos Neto pede que mercado tenha ‘boa vontade’ com Lula
Por CartaCapital