CartaExpressa
Brasil chega a 3 mil mortes por dengue em 2024; casos prováveis passam de 5 milhões
Trata-se do número mais alto desde o início da série histórica, em 2000


O Brasil chegou a 3 mil mortes por dengue neste ano, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira 24. O número equivale a pouco mais de 20 mortes por dia desde o início de 2024.
Trata-se do número mais alto desde o início da série histórica, em 2000. O recorde anterior era o de 2023, com 1.179 mortes. Na sequência aparece 2022, com 1.053 óbitos.
O País ainda investiga outras 2.666 mortes que podem ter relação com a doença neste ano.
Os casos prováveis de dengue ultrapassam os 5 milhões. Minas Gerais, São Paulo e Paraná lideram o ranking de casos por estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

IBGE: quase 94% da população brasileira se vacinou contra covid-19
Por Agência Brasil
RS confirma mais duas mortes de leptospirose após enchentes; total vai a quatro
Por CartaCapital
RS confirma mais 19 casos de leptospirose após enchentes; total vai a 48
Por CartaCapital