CartaExpressa
Braga Netto, Augusto Heleno, Mauro Cid: os militares na mira da CPMI do 8 de janeiro
Em menos de 48 horas da sua instalação, a comissão recebeu 48 pedidos de quebra de sigilo
A CPMI do 8 de janeiro mira ao menos 45 militares para depor ao colegiado. As informações são do colunista Lauro Jardim, que fez um levantamento com base nos requerimentos apresentados por deputados e senadores até a sexta-feira 26 à comissão.
Na lista estão nomes como do ex-ministro da Casa Civil, Braga Netto; o ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) do governo de Jair Bolsonaro (PL), Augusto Heleno; o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; e o ex-major Ailton Barros, preso por suspeita de envolvimento no esquema de falsificação de cartões de vacina.
Há ainda nomes como Gonçalves Dias, ex-chefe do GSI; Júlio César Arruda, ex-comandante do Exército; general Marcos Amaro, atual titular do GSI; e o general Dutra, ex-chefe do Comando Militar do Planalto.
Até as 21h da sexta-feira 26, a CPMI recebeu um total de 396 requerimentos, sendo 244 pedidos para convocação de depoentes e quatro convites; e 82 requerimentos de acesso a documentos oficiais. Além disso, recebeu 48 pedidos de quebra de sigilo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Em menos de 48 horas, CPMI do 8 de janeiro recebe 48 pedidos de quebra de sigilo
Por CartaCapital
Deputado do PSB pede a convocação de Paulo Generoso à CPMI do 8 de Janeiro
Por Victor Ohana
A articulação de parlamentares para tirar bolsonarista investigado da CPMI do 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
Os requerimentos do PT para enquadrar Bolsonaro na CPMI do 8 de Janeiro
Por André Lucena
Lula faz churrasco para ministros e parlamentares após semana delicada no Congresso
Por CartaCapital


