CartaExpressa

Boulos anuncia apoio a militante do MTST nas eleições estaduais em São Paulo

Mulher negra e de origem nordestina, Ediane Maria anunciou como pautas prioritárias o direito à moradia, o antirracismo e o acesso à cidade

Créditos: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Guilherme Boulos (PSOL), líder do MTST e pré-candidato a deputado federal por São Paulo, anunciou apoio a outra representante do movimento na disputa legislativa estadual. Trata-se de Ediane Maria, coordenadora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o MTST.

A pré-candidatura será lançada oficialmente pelo MTST na quinta-feira 28. “A moradia é o primeiro passo numa luta mais ampla por direitos, que também precisa contemplar a pauta antirracista, saúde, educação, acesso à cidade “, diz Ediane a CartaCapital. “As mulheres negras precisam ocupar espaços de poder, de decisão, que sempre nos foram negados.”

Nascida no Sertão de Pernambuco, Ediane Maria tem 38 anos, é mãe solo de 4 filhos. Veio morar em São Paulo aos 18, onde trabalhou como babá e empregada doméstica por mais de uma década. Entrou na luta por moradia em 2017, quando ajudou a construir a ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo.

Para Boulos, o impacto da candidatura de Ediane vai além das lutas populares. “Tenho certeza que ela terá um papel fundamental na construção de uma grande bancada de esquerda para enfrentar o bolsonarismo no Estado de São Paulo”, afirmou.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar