CartaExpressa
Bolsonaro volta ao ataque contra governadores e nega ser responsável pelo desemprego
Um dia antes, o presidente anunciou a criação de um ‘comitê antiCovid’ em reunião com alguns governadores
O presidente Jair Bolsonaro retomou a ofensiva contra governadores e prefeitos e afirmou que a responsabilidade pelo desemprego e pelo fechamento de empresas é de “quem pratica o lockdown“.
O discurso foi proferido em cerimônia na qual o presidente anunciou suporte financeiro a Santas Casas.
“O desemprego, o fechamento de empresas, parte diretamente de quem pratica o lockdown. Fazemos e faremos todo o possível para manter empregos”, afirmou Bolsonaro.
O ataque aos gestores locais é feito um dia depois de o presidente ter anunciado a criação de um comitê para organizar e definir ações para enfrentar o drama provocado pela Covid-19. Nesta quinta, com 2.787 mortes em 24 horas, o País chegou a 303.462 óbitos desde o início da pandemia, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


