CartaExpressa
Bolsonaro volta a sentir desconforto e é internado no DF para lavagem intestinal
Em 12 de setembro, o ex-presidente se submeteu a operações em São Paulo


O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a ser internado, nesta quarta-feira 27, no Hospital DF Star, em Brasília. Segundo o assessor Fabio Wajngarten, o ex-capitão “apresentou novamente desconforto intestinal”.
Wajngarten atribuiu o novo problema à facada sofrida por Bolsonaro em 2018. Nesta quarta, o ex-presidente se submeteu a exames do tráfego digestivo, “dentre eles a lavagem intestinal”, e teve alta no início da noite.
Em 12 de setembro, em São Paulo, Bolsonaro já havia realizado procedimentos:
- no sistema digestivo: fundoplicatura endoscópica para tratar refluxo; e
- no sistema respiratório: septoplastia (desvio de septo), turbinectomia (cornetos nasais) e uvulopalatofaringoplastia (garganta).
Ele retornou a Brasília em 19 de setembro. Ao desembarcar na capital federal, alegou ordens médicas para não responder a questionamentos sobre a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens.
“É uma cirurgia invasiva, não vou desobedecer a recomendação médica”, disse a jornalistas. Na sequência, enquanto caminhava até um carro, emendou: “Não, não, não”. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro o aguardava no veículo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com Bolsonaro no radar, deputados divergem sobre alteração na regra de inelegibilidade
Por Camila da Silva
Instituto repudia Flávio Bolsonaro por comparar prisões do 8 de Janeiro ao Holocausto
Por CartaCapital
Justiça do DF aceita denúncia contra Bolsonaro por incitação ao estupro
Por Wendal Carmo