CartaExpressa

Bolsonaro veta projeto que suspende despejos durante a pandemia

Presidente justificou a decisão ao dizer que a proposta ‘contraria o interesse público’; Congresso ainda analisará o veto

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei aprovado pela Câmara e pelo Senado que suspendia despejos em razão da pandemia.  A decisão foi publicada nesta quinta-feira 5  no Diário Oficial da União.

A proposta previa a suspensão até 31 de dezembro deste ano dos despejos para imóveis urbanos que servissem de moradia ou representassem área produtiva pelo trabalho individual ou familiar. A medida não valia para ocupações feitas após 31 de março de 2021.

Agora, deputados e senadores ainda deverão analisar o veto e poderão derrubá-lo ou mantê-lo.

Bolsonaro justificou a decisão ao dizer que a proposta “contraria o interesse público”.

“[A proposta] daria um salvo conduto para os ocupantes irregulares de imóveis públicos, os quais frequentemente agem em caráter de má fé e cujas discussões judiciais tramitam há anos”, diz o comunicado presidencial.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar