CartaExpressa

Bolsonaro usa drama de venezuelanos para fazer campanha: ‘Querem isso para o Brasil?’

Em abrigo da Operação Acolhida em RR, o ex-capitão tentou desenhar semelhanças entre os países e atacou o ex-presidente Lula

Bolsonaro usa drama de venezuelanos para fazer campanha: ‘Querem isso para o Brasil?’
Bolsonaro usa drama de venezuelanos para fazer campanha: ‘Querem isso para o Brasil?’
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Em ato com forte conotação eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro visitou nesta terça-feira 26 um abrigo da Operação Acolhida, em Boa Vista (RR). A força-tarefa é responsável pela recepção de migrantes venezuelanos no Brasil.

Sem máscara, o ex-capitão discursou para venezuelanos, acompanhado, entre outros, do ministro da Cidadania, João Roma, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. De olho no pleito de 2022, em que buscará a reeleição, Bolsonaro tentou estabelecer paralelos entre a Venezuela e o Brasil, além de atacar o ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto.

“A gente não quer isso para o nosso País. Temos que ver que o bem maior nosso é a liberdade. As escolhas erradas levam a isso. O presidente brasileiro do passado ia na Venezuela fazer campanha para o Chávez e o Maduro. Sempre enganando o povo, dizendo que vai dar o melhor e o outro é o malvadão. Induzindo as pessoas a ir para a esquerda, se associar ao socialismo, com aquele discurso maravilhoso que, na prática, é diferente”, afirmou Bolsonaro. “Não queremos isso para os nossos filhos. Não estou fazendo campanha, mas mostrando a realidade.”

Aos migrantes, o presidente disse que o cenário ideal seria a volta da Venezuela “à normalidade”, mas que isso seria “um milagre”.

“E a gente tem que procurar aprender com o erro dos outros. A gente não quer que nossos filhos fujam do nosso País”, prosseguiu. “Olha a situação a que a Venezuela chegou por botar lá um demagogo, aquele que prometia maravilhas para o povo. Isso não queremos para o nosso País.”

No final de seu discurso eleitoral, dirigiu-se aos brasileiros: “Você quer isso para o Brasil? O que você tem que fazer para o Brasil não chegar à situação da Venezuela?”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo