CartaExpressa
Bolsonaro tem novo depoimento na PF nesta terça; entenda o que pesa contra o ex-capitão
Caso da vez envolve um episódio de importunação de uma baleia, no litoral de São Paulo, em 2023


Cercado por investigações, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai prestar um novo depoimento à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira 27.
Dessa vez, porém, o caso é menos conhecido e envolve um inquérito que apura se Bolsonaro cometeu “importunação intencional” a uma baleia jubarte em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.
O depoimento estava marcado para acontecer no último dia 7, mas foi adiado.
O caso aconteceu em junho do ano passado. Na época, um vídeo revelou um homem pilotando um jet ski e se aproximando de uma baleia com o motor ligado. No Brasil, a pesca ou o “molestamento intencional” de baleias é proibido por lei.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em novembro, o Ministério Público Federal (MPF) começou a acompanhar o inquérito, a partir da suspeita de que Bolsonaro seria o condutor do jet ski.
O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, também será ouvido pela PF. Segundo ele, a investigação seria uma “perseguição política, jurídica e midiática”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF adia depoimentos de Bolsonaro e Wajngarten sobre importunação a baleia
Por CartaCapital
Perseguição e anistia: o discurso de Bolsonaro durante ato em São Paulo
Por CartaCapital
Advogado de Bolsonaro tenta ‘corrigir’ declaração do ex-capitão sobre minuta golpista
Por CartaCapital
88% dos manifestantes na Paulista creem na falsa teoria de que Bolsonaro venceu em 2022
Por CartaCapital