CartaExpressa
Bolsonaro tem ‘boa evolução clínica’, mas segue sem previsão de alta da UTI
Ex-presidente se recupera de procedimento para reconstituição da parede intestinal


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília (DF). Segundo boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira 18, Bolsonaro teve “boa evolução clínica”, mas não tem previsão de alta.
De acordo com o corpo médico, o ex-presidente mantém “melhora laboratorial dos marcadores inflamatórios”, recebendo alimentação apenas pela veia.
No último domingo 13, Bolsonaro teve que fazer uma cirurgia para desobstruir o intestino e reconstruir a parede intestinal. O procedimento durou doze horas.
O boletim médico também explica que Bolsonaro não tem sentido dor nem “outras intercorrências”. Em meio ao tratamento, o ex-presidente realizou tomografias de controle, sem evidência de complicações.
Bolsonaro segue melhorando, mas o quadro exige cuidados. Um deles é um tratamento específico para os pulmões, uma vez que, segundo os médicos, pacientes que se submetem a longas cirurgias inspiram cuidado pelos riscos de pneumonia. Bolsonaro não tem recebido visitas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Padilha cita socorro a Bolsonaro para defender o SUS: ‘Na hora da emergência, chama o SAMU’
Por CartaCapital
Os réus da trama golpista que o STF ainda não conseguiu intimar
Por CartaCapital