CartaExpressa
Bolsonaro sanciona lei que ‘transforma’ cidade de SC na Capital Nacional do Frio
‘Urupema é uma cidade eminentemente fria, a mais fria do Brasil’, justificou o relator do projeto na Câmara


O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quarta-feira 1º, o projeto de lei que confere à cidade de Urupema, em Santa Catarina, o título de “Capital Nacional do Frio”. Assim, o texto se converte em lei e entra em vigor imediatamente.
O projeto de lei é de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC) e foi relatado, na Casa Alta, por Jorginho Mello (PL-SC). Amin argumentou que a cidade é tomada por temperaturas negativas, cascatas congeladas e casas cobertas de branco. O texto foi aprovado pelo Senado em 2019.
Na Câmara, o PL passou pela Comissão de Constituição e Justiça sob a relatoria do deputado Darci de Matos (PSD-SC). A análise se limitou aos aspectos jurídicos e seguiu para sanção presidencial, já que não houve recurso para apreciação em plenário.
“Urupema é uma cidade eminentemente fria, a mais fria do Brasil”, afirmou Matos. “Esse título vai dar um destaque nacional e mundial à querida cidade de Urupema. Vamos alavancar o turismo.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Thammy Miranda anuncia que sairá do PL após filiação de Bolsonaro
Por Getulio Xavier
Filiado ao PL, Bolsonaro ataca esquerda, critica STF e agradece o Centrão
Por Getulio Xavier
Atlas Político: Lula cresce e venceria qualquer um, enquanto Moro supera Ciro e chega a 3º
Por CartaCapital