CartaExpressa
Bolsonaro sai fortalecido das eleições municipais, avalia cientista política
Vera Lucia Chaia destaca que houve ‘briga’ pelo apoio de Bolsonaro nas grandes cidades


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sai fortalecido do primeiro turno das eleições municipais de 2024. A avaliação é da cientista política Vera Lucia Chaia, professora da PUC-SP.
Entrevistada em live realizada por CartaCapital durante a apuração dos votos, ela afirmou que o capitão reformado, mesmo inelegível, mostrou ter grande capital político.
“Todos [os candidatos de direita] querem o apoio do Bolsonaro. A briga política pelo apoio do Bolsonaro foi enorme, em várias capitais, em várias cidades. E ele se mostrando acessível em alguns casos”, disse.
Mesmo em cidades onde Bolsonaro não marcou presença, nomes que se associaram a ele conseguiram resultados expressivos. Para Vera Chaia, isso mostra resiliência do movimento político que tem o ex-presidente como principal expoente.
“Não é só Bolsonaro, são os bolsonaristas estão se espalhando por aí. A extrema-direita está ganhando força. Isso mostra a força do Bolsonaro. Não é ele enquanto liderança política, mas são as ideias, as propostas, a gestão que ele fez”, destacou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça determina indenização de R$ 30 mil a trabalhador demitido por se negar a votar em Bolsonaro
Por CartaCapital
A irritação de Flávio Bolsonaro com a manifestação de Marçal em apoio a Ramagem no Rio
Por CartaCapital