CartaExpressa
Bolsonaro quer desrespeitar regras de Nova York sobre vacinas, diz The Guardian
O ex-capitão, reforça o jornal britânico, é o único líder do G-20 a afirmar publicamente não ter se vacinado


O jornal britânico The Guardian afirmou, em matéria publicada nesta sexta-feira 17, que o presidente Jair Bolsonaro “planeja desrespeitar as regras sobre vacina de Nova York”. O ex-capitão, que não se imunizou contra a Covid-19, participará da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, que começa na próxima terça-feira 21.
Bolsonaro, reforça o veículo britânico, é o único líder do G-20 a afirmar publicamente não ter se vacinado. Em transmissão ao vivo na quinta-feira 16 ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o presidente reiterou sua decisão. “Tomar vacina para quê? Para ter anticorpos. A minha taxa de anticorpos está lá em cima. Eu estou bem”.
A ONU confirmou que não exigirá comprovante de vacinação das autoridades presentes no evento. Antes da nova orientação, o presidente da Assembleia-Geral, Abdullah Shahid, comunicou aos diplomatas do mundo todo que defendia a exigência da cidade-sede de comprovante de imunização para liberar a entrada no plenário.
Ainda que possa acessar a sede das Nações Unidas sem vacina, Bolsonaro terá circulação limitada em Nova York. Desde a segunda-feira 13, a prefeitura passou a fiscalizar a regra estabelecida em agosto que exige comprovante de vacinação para entrar em áreas fechadas de bares e restaurantes, por exemplo. Os clientes precisam comprovar que receberam ao menos a 1ª dose de um imunizante aprovado pelos EUA ou pela OMS. Caso contrário, só será possível realizar refeições, por exemplo, na área externa de restaurantes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em relatório para a CPI da Covid, grupo de advogados e juristas lista crimes de Bolsonaro
Por CartaCapital
Câmara Técnica da Saúde pode apresentar renúncia coletiva se Queiroga não retomar vacinação de adolescentes, diz jornal
Por CartaCapital
Vacina da Pfizer não causou morte de adolescente, diz governo de SP após investigação
Por CartaCapital