CartaExpressa
Bolsonaro: ‘O oxigênio da vida é a nossa liberdade’
O presidente disse que ‘só Deus sabe’ como ele chegou ao cargo, em 2018
O presidente Jair Bolsonaro participou na manhã desta quinta-feira 15 de cerimônia de passagem do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo.
Em um breve discurso no final da solenidade, voltou a afirmar que as Forças Armadas agirão para garantir a “liberdade”, que ele considera “o oxigênio da vida”.
“Quis o destino também que eu chegasse a esta posição. Só Deus sabe como. Não apenas pela vida, bem como por uma campanha simplesmente atípica. Mas nós sabemos que Ele escreve certo por vezes com linhas tortas”, disse o presidente.
“A nossa nação tem uma vocação: a liberdade acima de tudo. E a certeza de que as Forças Armadas, sempre dentro das quatro linhas da Constituição, não medirão esforços para nos garantir o oxigênio da vida, que é a nossa liberdade”, acrescentou.
O discurso do presidente durou cerca de cinco minutos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


