CartaExpressa
Bolsonaro nega ter chamado Covid-19 de ‘gripezinha’; vídeos o desmentem
Presidente já usou o termo em entrevista e até em pronunciamento na TV e no rádio
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira 26, durante transmissão ao vivo nas redes sociais direto do Palácio do Planalto, que não há um vídeo ou áudio em que ele tenha se referido à Covid-19 como uma “gripezinha”.
“Falei lá atrás que, no meu caso, pelo meu passado de atleta — eu não generalizei — se pegasse o Covid, não sentiria quase nada. Foi o que eu falei. Então, o pessoal da mídia, a grande mídia, falando que eu chamei de ‘gripezinha’ a questão do Covid. Não existe um vídeo ou um áudio meu falando dessa forma. E eu falei pelo meu estado atlético, minha vida pregressa, tá? Que eu sempre cuidei do meu corpo. Sempre gostei de praticar esporte”, disse o presidente.
No entanto, ele usou o termo “gripezinha” ao menos duas vezes: durante uma entrevista em 20 de março e até em um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão quatro dias depois.
Veja:
Em 20 de março, o presidente novamente chamou a doença de “gripezinha” pic.twitter.com/yPxFuT1Jop
— Samuel Pancher (@SamPancher) November 26, 2020
Reprodução/TV Brasil
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.