CartaExpressa
Bolsonaro mandou a FAB sobrevoar o STF para quebrar vidraças, diz Raul Jungmann
Episódio teria sido o ápice para a demissão dos comandantes das Forças Armadas, segundo ex-ministro
O presidente Jair Bolsonaro mandou a Força Aérea Brasileira sobrevoar o prédio do Supremo Tribunal Federal para que as vidraças se quebrassem, segundo informou Raul Jungmann, ex-ministro da Defesa, em entrevista à revista Veja.
Segundo Jungmann, Bolsonaro “determinou que sobrevoassem o STF acima da velocidade do som para estourar os vidros do prédio”.
“Bolsonaro mandou fazer isso, tenho um depoimento em relação a isso. Ao confrontá-lo com o absurdo de ações desse tipo, eles foram demitidos”, disse o ex-ministro de Michel Temer (MDB).
Jungmann afirmou ainda que o episódio foi a gota d’água para a demissão dos três comandantes das Forças Armadas, em março deste ano. Segundo ele, os militares teriam se recusado a se envolver e deixaram o cargo por “respeito à Constituição”.
O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre o caso.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


