CartaExpressa

Bolsonaro escolhe corrupção para abrir confronto com Lula

O petista rebateu o ex-capitão e destacou avanços de seu governo na educação, no meio ambiente e nas relações internacionais

Foto: Reprodução/TV Band
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu a corrupção como tema do primeiro confronto direto com Lula (PT) no debate promovido pela TV Band neste domingo 28.

O ex-capitão citou dados sobre a Petrobras e afirmou que “tudo foi aparelhado” nos governos do petista.

Lula, por sua vez, declarou que “nenhum presidente fez mais investigação para que a gente apurasse a corrupção do que nós”.

“Fizemos o Portal da Transparência, a fiscalização da CGU, a Lei de Acesso à Informação, a Lei Anticorrupção, a lei contra crime organizado, a lei contra lavagem de dinheiro, colocamos a AGU no combate à corrupção, colocamos o Coaf para funcionar. Tudo fizemos no nosso governo”, respondeu o ex-presidente, líder das pesquisas de intenção de voto.

Ele acrescentou que Bolsonaro “precisaria estar informado de que foi no nosso governo que a Petrobras ganhou o tamanho que ganhou” e que suas duas gestões foram responsáveis “pela maior política de inclusão social, pela maior geração de emprego, pelo maior aumento de salário mínimo e pelo maior investimento na agricultura familiar”.

“O nosso governo foi o que mais fez investimento na educação: 18 universidades federais novas, 178 campi e 422 escolas técnicas. O meu governo deveria ser reconhecido justamente por isso.”

Lula também destacou avanços contra o desmatamento e ações na política externa em seus governos

“Meu governo deu cidadania ao Brasil nas relações internacionais. Nunca antes o Brasil foi tão respeitado no mundo. Foi no meu governo que fizemos com que o País que não tinha um fluxo comercial sequer de 100 bilhões de dólares ultrapassasse 500 bilhões de dólares de comércio no exterior. Este País, quando eu deixei a Presidência, estava crescendo a 7,5%. Teve 20 milhões de empregos com carteira assinada. Esse é o País que o presidente está destruindo.”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar