CartaExpressa
Bolsonaro e Damares serão denunciados por ex-ministros dos Direitos Humanos
‘É a destruição da política nacional de Direitos Humanos, construída em mais de 50 conferências temáticas’, diz Maria do Rosário


Ex-ministros dos Direitos Humanos e parlamentares ligados à causa vão denunciar o presidente Jair Bolsonaro em tribunais internacionais por tentar mudar o Programa de Direitos Humanos do País.
A ministra Damares Alves publicou na quinta-feira 11 uma portaria para convocar um grupo de trabalho que discutirá a revisão do programa.
A denúncia contra Bolsonaro foi anunciada pela ex-ministra da pasta, a deputada Maria do Rosário (PT/RS). Em entrevista à Folha de S.Paulo, a petista classificou a medida com o princípio da falta de transparência.
“É a destruição da política nacional de Direitos Humanos, construída em mais de 50 conferências temáticas, com representantes de todos os matizes e de todas as causas que os conectam ao sistema internacional”, afirmou a deputada.
O PNDH, feito para efetivar políticas públicas alinhadas com o sistema internacional de Direitos Humanos, do qual o Brasil faz parte, estabelece medidas em áreas como segurança, educação e direitos de minorias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.