CartaExpressa

Bolsonaro e Ciro Nogueira, líder do Centrão, disparam tiros em exercício militar

A manobra militar acontece seis dias depois de um desfile com cerca de 40 veículos da Marinha na praça dos Três Poderes

Bolsonaro e Ciro Nogueira, líder do Centrão, disparam tiros em exercício militar
Bolsonaro e Ciro Nogueira, líder do Centrão, disparam tiros em exercício militar
Foto: Reprodução/TV Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira – líder do Centrão – fizeram disparos com peças de artilharia durante um exercício da Operação Formosa, em Formosa (GO).

A manobra militar acontece seis dias depois de um desfile com cerca de 40 veículos da Marinha na praça dos Três Poderes, em Brasília, onde ficam o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

Naquele dia, a Câmara dos Deputados rejeitou a PEC do Voto Impresso, principal obsessão de Bolsonaro e de militares que compõem seu governo. Nesta segunda, além do presidente e do ministro da Casa Civil, estiveram na cerimônia em Formosa o general Walter Braga Netto (Defesa), o general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Marcelo Queiroga (Saúde) e Gilson Machado (Turismo).

Oficialmente, o evento desta segunda tem o objetivo de apresentar uma síntese das atividades realizadas pelos Fuzileiros Navais e um trabalho conjunto entre as Forças Armadas. A Operação Formosa, realizada desde 1988, conta pela primeira vez com a participação do Exército e da Aeronáutica.

No exercício foram empregados cerca de 2,5 mil militares, da Marinha, do Exército e Aeronáutica.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo