CartaExpressa
Bolsonaro diz que Brasil passará por ‘mesma coisa’ que os EUA
Presidente endossa novamente tese fantasiosa de fraude nas urnas


Um dia após uma crise político-institucional sem precedentes nos Estados Unidos devido a invasão de apoiadores de Donald Trump ao Capitólio, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, se em 2022 o voto continuar eletrônico, a “falta de confiança” faria o mesmo acontecer no Brasil.
“A falta desta confiança levou a este problema que está acontecendo lá. E aqui no Brasil, se tivermos o voto eletrônico em 22, vai ser a mesma coisa”, disse Bolsonaro a apoiadores, nesta quinta-feira 07, no jardim do Palácio do Planalto.
Ontem, o presidente já havia repetido a tese fantasiosa de fraude eleitoral nas eleições americanas e afirmou ser “próximo a Trump”. Questionado pela imprensa sobre a falta de fundamentos em suas alegações sobre as eleições nos EUA, o presidente chamou a mídia de “canalha”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.