CartaExpressa

Bolsonaro deve depor na próxima terça sobre fraude em cartão de vacina

A oitiva acontece no âmbito do inquérito que mira o esquema de falsificação de dados sobre a imunização

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve prestar depoimento à Polícia Federal na próxima terça-feira 16 no inquérito que mira o esquema de falsificação de dados sobre vacinação contra a Covid-19 em sistemas do Ministério da Saúde. A informação é da Folha de S.Paulo.

Bolsonaro foi intimado a depor na semana passada, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em sua residência em Brasília. Na ocasião, a defesa do ex-capitão disse que ele só prestaria esclarecimentos após a liberação do acesso aos autos do processo.

O acesso ao conteúdo da investigação foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Além de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, dois ex-ajudantes de ordens dele foram presos durante a Operação Venire: o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-sargento do Bope Max Guilherme.

Eles são suspeitos de inserir informações falsas entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 para emitir certificados de vacinação para viajar aos Estados Unidos. Existe a suspeita de que os registros de vacinação de Bolsonaro, Cid e da filha mais nova do ex-presidente, Laura, teriam sido adulterados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar