CartaExpressa
Bolsonaro deve depor na próxima terça sobre fraude em cartão de vacina
A oitiva acontece no âmbito do inquérito que mira o esquema de falsificação de dados sobre a imunização


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve prestar depoimento à Polícia Federal na próxima terça-feira 16 no inquérito que mira o esquema de falsificação de dados sobre vacinação contra a Covid-19 em sistemas do Ministério da Saúde. A informação é da Folha de S.Paulo.
Bolsonaro foi intimado a depor na semana passada, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em sua residência em Brasília. Na ocasião, a defesa do ex-capitão disse que ele só prestaria esclarecimentos após a liberação do acesso aos autos do processo.
O acesso ao conteúdo da investigação foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Além de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, dois ex-ajudantes de ordens dele foram presos durante a Operação Venire: o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-sargento do Bope Max Guilherme.
Eles são suspeitos de inserir informações falsas entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 para emitir certificados de vacinação para viajar aos Estados Unidos. Existe a suspeita de que os registros de vacinação de Bolsonaro, Cid e da filha mais nova do ex-presidente, Laura, teriam sido adulterados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Haddad impulsiona pequena melhora na visão do mercado financeiro sobre o governo Lula, diz pesquisa
Por Marina Verenicz
Câmara convoca novo ministro do GSI para explicar invasão ao Planalto no 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo