CartaExpressa
Bolsonaro defende ‘taxar mais ainda’ as redes sociais: ‘Pagam pouco imposto’
Presidente aponta suposta limitação em sua página no Facebook; rede social não confirma qualquer restrição
Além de atacar a imprensa e afirmar que “o certo é tirar de circulação” jornais e sites brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta segunda-feira 15 elevar a tributação de redes sociais que operam no País.
“O governo federal também, junto com o Parlamento, criar uma legislação, taxar mais ainda esse pessoal [redes sociais] que paga muito pouco de imposto para operar dentro do Brasil; tomar medidas para realmente garantir a liberdade de expressão. Na minha página, na página de qualquer um”, disse o presidente, durante viagem a Santa Catarina.
Na sexta-feira 12, Bolsonaro declarou a apoiadores na porta do Palácio da Alvorada que o Facebook estaria bloqueando o envio de fotos de notas fiscais de postos de combustíveis. O presidente havia pedido a simpatizantes que compartilhassem os recibos para, supostamente, denunciar uma ‘bitributação’ do produto.
Desta forma, o presidente tenta se descolar das críticas pela alta nos preços da gasolina e do diesel. O Facebook, no entanto, não confirmou qualquer limitação nas publicações de Bolsonaro.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


