CartaExpressa
Bolsonaro cumpriu menos da metade de suas promessas de campanha, aponta levantamento
Em três anos de mandato, o presidente cumpriu 20 dos 58 compromissos assumidos, o que corresponde a 34%


Em três anos de mandato, o presidente Jair Bolsonaro cumpriu menos da metade das promessas eleitorais. Um levantamento feito pelo G1 mostra que o ex-capitão cumpriu 20 dos 58 compromissos assumidos, o que corresponde a 34%. Por outro lado, 47% das promessas não foram cumpridas e 19% apenas parcialmente.
Segundo o levantamento, os números significam que o presidente cumpriu uma de cada três promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018.
Em termos percentuais, as promessas envolvendo educação, cultura e relações exteriores lideram o ranking de promessas não cumpridas, com 67%. Na sequência, aparecem as área de segurança pública, com 60% das metas não cumpridas; economia, 53%; meio ambiente e agronegócio e saúde, ambas com 40% das propostas não realizadas.
Ainda de acordo com o levantamento, os índices de cumprimento são mais expressivos na área da transparência e administração.
Entre algumas das promessas não cumpridas por Bolsonaro está a de acabar com a reeleição para presidente e diminuir o número de parlamentares, bem como reduzir o número de ministério para, no máximo, 15.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.