CartaExpressa
Bolsonaro soltou uma Juma Marruá, diz França sobre ato pela democracia
O movimento resultou na ‘Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito’, que já recebeu mais de 900 mil assinaturas.


O candidato do PSB ao Senado por São Paulo, Márcio França, disse nesta quinta-feira 11 que o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao insistir nos discursos antidemocráticos criou um movimento que nem ele esperava. A declaração foi dada pouco antes do início do ato pela democracia que ocorre no Largo São Francisco, na capital paulista.
“Ele [Bolsonaro] acabou despertando a sensação de que poderia não ter democracia, além da desconfiança das urnas”, afirmou França a CartaCapital. “Pode ser um pouco de firula, mas quem passou pela dificuldade anterior [repressão na ditadura] se sente unida”.
O movimento resultou na “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, que já recebeu mais de 900 mil assinaturas.
“Os paulistas têm uma tradição forte quanto a isso [defesa da democracia]. De repente, ele soltou uma Juma Marruá que ele não estava prevendo”, disse em referência à personagem da novela Pantanal, da TV Globo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.